segunda-feira, 18 de julho de 2011

Dica de Amigo

Acessórios: O melhor e o pior amigo de um look

Por Yuri Ramires


Não é só de boas combinações no vestuário que se monta um look. Nota-se que nos editoriais de moda os acessórios são peças indispensáveis para dar um toque final.Complementos importantes, os acessórios podem valorizar ou detonar todo o visual. Existem algumas regras para usá-los. Tem quem peque por usá-los demais e tem que se salva por usar de menos. Mais vale lembrar que nem sempre MENOS É MAIS! Existem combinações que quanto mais se abusa, melhor fica. É bem assim, uma relação contraditória com amor e ódio.

Entre os acessórios em alta estão as carteiras de mão, colares, anéis, brincos, cintos, óculos, broches, bolsas de alça além de chapéu, lenços, tiaras e turbantes (peças de cabeça estão em alta no mundo todo, principalmente depois do Casamento Real). O acessório é que faz você ser única (ou único, sim, os homens também estão aderindo os acessórios!!!), já que a roupa ou o sapato, todo mundo pode ter. Essa é a forma de você ser único, o que diferencia sua produção, tornando o look exclusivo.

Por exemplo, nada de usar colares volumosos com brincos gigantes. Não combinam, é muito volume para uma única área do corpo. Roupas com brilho pedem certa moderação, combinam com as peças discretas. Se a roupa tem muito bordado, brilho, pedrarias em volta do busto, não use colares. É importante para quem veste decidir um ponto de luz na roupa ou nos acessórios.

Gente, como assim um ponto de luz? Mais ou menos assim, o ponto de luz é onde mais se chama a atenção em um look. Pode ser a peça da roupa, o sapato, o brinco, a maquiagem e outros fatores que equilibram o que você está vestindo. Tem quem diga que dependendo do ponto de luz, ninguém consegue reparar o resto. Isso é muito usado nos tapetes vermelhos lá fora. Usam de um acessório para chamar a atenção e disfarçar o imperfeito.

Editorial de uma revista de moda. A modelo abusa de pulseiras, colares e anéis. Uma exemplo bem conceitual das revistas.

A designer brasileira de acessórios, que trabalha com a marca Versace há mais de 18 anos, Nane Chinarelli afirma que não existe uma peça certa para cada pessoa. “Não existe certo ou errado, a moda hoje está muito mais relacionada com o estilo próprio, feito de um mix de referências” conta Nane. Viu? Então, para entender melhor devemos criar uma harmonia entre a roupa e os acessórios, abusando de coisas coerentes que combinem e façam a diferença na produção e tomar cuidado para não pecar e fazer a Carmen Miranda na balada, né? Afinal, quem avisa amigo é. Boa semana pessoal!





Carmen Miranda, dona de um talento incrível. Usou e abusou dos acessórios.