segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dica de Amigo


Luto na música e na moda. Amy Winehouse deixa legado fashion inspirado nas décadas de 50 e 60

Por Yuri Ramires

Era, até então, mais um sábado normal. Por volta das 13h (dia 23/07/2011) no horário de Brasília, o tablóide inglês The Sun noticiou que a cantora Amy Winehouse foi encontrada morta em sua casa, em Londres. Não demorou muito e todos os meios de comunicação começaram a reproduzir a notícia, que de certa forma, escureceu meu sábado.

Aos 27 anos, Amy que muitas vezes se mostrava tímida e ao mesmo tempo agressiva, foi uma das principais cantoras (Tem que diga que a única) que fomentou a indústria da música em 2007, quando seu álbum Back To Black estourava no mundo todo. Sua voz inconfundível e seu estilo remetiam os grandes nomes do Blues da década de 50. Além disso, seu visual ficou muito popular entre os fashionistas. Além de revolucionar o Soul Music, Amy acabava de conquistar o mundo da moda, uma tarefa nada fácil.

Não demorou muito para virar uma referência em estilo, despertando o interesse e a inspiração nos estilistas, entre eles estava Karl Lagerfeld da Chanel. Foi em 2008, no lançamento da coleção Pre Fall da marca que ficou visível a influência da cantora na criação de Karl. Nesse mesmo ano, a Vogue Paris publicou um editorial com a modelo brasileira Izabeli Fontana protagonizando a própria Amy. O editorial mostrou formas de se inspirar e criar um visual parecido com o da cantora. Em 2009, a revista Love, também publicou um editorial inspirado em Amy, e mais uma vez protagonizado por uma brasileira, a modelo Adriana Lima.

O look de Amy era formado por um topetão, delineador bem forte, vestidos curtos e justinhos e a cintura bem marcada, ela se vestia como uma mistura divertida de uma dona de casa dos anos de 1950 e 1960. Roupas que acentuavam a sua excessiva magreza, muitas vezes atribuída ao vício em álcool e nas drogas. Os saltos também chamavam a atenção, eram tão altos, que sempre gerava uma dúvida: Será que ela vai conseguir se equilibrar?

As marcas Guess e Fred Perry também se inspiraram na cantora, que chegou a criar duas coleções para a Fred Perry inspiradas em seu próprio guarda-roupa. Não há dúvidas de que a morte de Amy deixa um grande vazio no mundo da música, acredita-se também, que a moda também foi afetada. Há muito tempo não víamos um ícone com personalidade forte, talento e com o dom de inspirar a criação no mundo fashion.



Coleção de Amy para a Fred Perry, ela mesma foi a modelo


Adriana Lima de Amy para a revista Love

Isabeli Fontana de Amy para a Vogue Paris


Apesar de Amy não ser o melhor exemplo em estilo de vida, acredito que ela deixa uma lição, que cada um interprete da maneira que desejar. O dica de amigo de hoje quer exaltar a vontade de viver, de se inspirar e de saber viver. Quem avisa amigo é.

· Em memória de Amy Jade Winehouse - * 14 de setembro de 1983

+ 23 de julho de 2011