segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Dica de Amigo

A elegância e a diversidade do “Pretinho básico”

Por Yuri Ramires

Peça indispensável no guarda-roupa de qualquer mulher, o famoso, bom e velho (sim, muito velho) vestido preto popularmente conhecido como “pretinho básico” é uma das principais chaves para se compor um look clássico e elegante. A idéia de um vestido liso, preto e básico surgiu na década de 1926 pela estilista Coco Chanel, que assim, o imortalizou.

Após quase 85 anos desde sua criação, surgiram então novas formas, modelos, silhuetas e estilos para compor a peça. O que eu quero dizer, é que o vestido preto é atemporal, nunca sai de moda. Porém, é importe saber como vesti-lo, afinal preto pode se ter uma variáveis de combinações.

Lembrem-se sempre de destacar-se nos acessórios, já que um vestido preto, todas podem ter. Mas o acessório é o que fará a diferença. Use e abuse de cores, afinal elas podem representar sua personalidade. Chanel costumava dizer que o vestido preto celebra o conforto, praticidade e sensualidade.

Ou seja, não foi uma peça criada para ter essa importância que tem hoje na hora de se vestir, e sim pelo fato de ser pratico. Na hora da escolha do modelo, lembrem-se de que a peça é atemporal. Evitem excessos de detalhes para não atrapalhar as combinações.

Estilistas e costureiros citam que os tecidos como o Crepe, Visco Lycra e Sarjas de boa qualidade são os ideais para se fazer o vestido. Os paetês também podem dar luz ao modelo. O branco é uma combinação clássica, que pode ser substituído por acessórios coloridos ou estampas de animal.

O pretinho básico ficou tão famoso, que acabou imortalizando alguns personagens de filmes, como o que Hubert Givenchy criou, e foi usado pela personagem Holly Golightly, interpretada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo, vendido em leilão em 2006 por R$ 2.164.330 e o vestido de luto de Jackie Kennedy em 1963 no enterro do marido.

Possibilidades, essa é a palavra certa para descrever o vestido preto. É difícil errar. Lembrem-se da importância do acessório para destacar a sua personalidade e dar sua cara ao look básico. Não fique para trás, de jeito de ter um pretinho básico em seu guarda-roupa que eu juro que você não vai se arrepender. Quem avisa, amigo é.



Coco Chanel, a percursora do Pretinho Básico.

Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo, um clássico do cinema e da moda.

Modelos modernos com brilho e silhuetas atuais.

A atriz Anne Hathaway é chegada em um pretinho básico.

Jackie Kennedy no velório do ex-marido em 1963.